Cartões de crédito e serviços financeiros

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 3 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Seg Dez 02, 2019 10:53 am 
 Atualizado: Seg Dez 02, 2019 2:53 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 18893
Administrador
Imagem

Quando você conhece uma pessoa nova pode afirmar, de imediato, se ela é confiável ou não? Certamente, ninguém pode afirmar com 100% de certeza sobre ninguém em poucos minutos, e é preciso um relacionamento maior para chegar - ou não - a uma conclusão definitiva. Com as instituições bancárias funciona da mesma forma, por isso quando você vai abrir uma conta corrente, ou solicitar um cartão de crédito, os bancos fazem algumas checagens para saber quem é você no mercado, além de analisar os seus documentos de comprovação de renda.

Leia também: Qual o melhor cartão de crédito para meu perfil?

Você, assim como todo mundo, tem um histórico financeiro. Quem está começando no mundo financeiro não tem histórico algum, por isso os jovens têm mais dificuldades para conseguir crédito. Aos poucos, dando um passo de cada vez, vai ficando mais fácil conseguir crédito no mercado. Uma das análises realizadas acontece no seu CPF – Cadastro de Pessoas Físicas. Através dele, é possível que as instituições financeiras tenham acesso rapidamente a sua nota de crédito, que varia de 0 a 1.000.

Leia também: Qual é o melhor banco para abrir uma conta digital?

Cada instituição é soberana e pode dizer sim ou não para qualquer cliente, sem precisar dar explicações mais detalhadas, e o score de crédito é um dos critérios analisados na hora de aprovar ou negar uma proposta. Por isso, antes de realizar qualquer nova solicitação, vale a pena você consultar de forma gratuita o seu score.

Primeiro passo: consulte agora a sua nota de crédito

Para realizar essa consulta, que é gratuita, você deve acessar: https://fdv.im/ScoreCredito

Basicamente, podem ser três os resultados:
- Score baixo: 0 a 399 - alerta ligado, pois você não está sendo visto com bons olhos pelo mercado;
- Score médio: 400 a 699 - tudo está indo bem, mas pode melhorar, e você é um bom pagador;
- Score alto: 700 a 1.000 - você tem uma situação financeira bem estável aos olhos do mercado.

Meu score está baixo: o que fazer?

Antes de tudo, faça uma consulta ao seu CPF para checar se não existe uma restrição. Caso o seu nome esteja negativado, a sua nota de crédito será baixa, afinal, consta uma dívida vencida no seu nome. É possível checar isso através do site da Serasa Experian, de forma gratuita.

Se você tem uma dívida, pode tentar negociar, e nunca aceite os valores extorsivos que as empresas se baseiam para a cobrança de juros. Em muitos casos, o desconto da dívida pode ser de até 90%, principalmente se você quitar à vista. Evite negociar a dívida de forma parcelada, pois o desconto será menor e você poderá ter mais problemas se não conseguir pagar em dia as parcelas.

Além disto, é preciso que você olhe para as suas contas e se pergunte?
- Estou pagando as contas em dia?
- Estou usando cheque especial?
- Estou usando o crédito rotativo do cartão de crédito?
- Peguei um empréstimo recentemente?

Pagar em dia as contas é a sua obrigação, lembre-se disso. Há rumores de que pagar as contas antes da data de vencimento ajuda a aumentar o score, mas não há informações concretas para afirmar isso.

Você também pode atualizar a sua renda junto ao seu banco, levando comprovantes de renda até o seu gerente de relacionamento. Muita gente tem aumento de salário e acaba se esquecendo disso, então o banco fica desatualizado em relação a quanto você realmente ganha. O que vale é o valor bruto da sua renda, não o valor líquido.

O Cadastro Positivo promete ajudar, pois ele é uma espécie de currículo financeiro, e regista:
- Contas pagas (água, gás, luz e telefone, entre outras);
- Compras com cartão de crédito;
- Empréstimos, financiamentos e crediários.

Evite abrir muitas contas ou pedir muitos cartões de crédito ao mesmo tempo. A cada nova consulta ao seu CPF o seu score de crédito pode cair. Aos olhos das instituições, parece perigoso você tentando crédito em vários locais diferentes. Aqui vale também um alerta em relação às contas digitais gratuitas, que como não tem custo muita gente acaba abrindo em vários bancos, sem necessidade. Não faça isso de jeito nenhum!

Meu score está médio: dá para aumentar?

Dá sim e você pode seguir algumas das dicas relatadas acima. Verifique se você está pagando as contas em dia, atualize a sua renda junto ao seu banco, evite ficar solicitando cartões de crédito sem necessidade e não abra uma nova conta em um banco digital se não tiver real interesse em usá-la.

É preciso ter paciência para que o seu score aumente. Evite ficar buscando suas informações com frequência, pois isso mais atrapalha do que ajuda. É um processo lento, que pode levar meses, mas se você estiver fazendo tudo direitinho, sem atrasos e sem dívidas, naturalmente a sua nota vai subir.

Meu score está alto: posso relaxar?

De certa forma sim, você pode relaxar. Se você está no maior nível não precisa se preocupar em tentar aumentar a sua nota, pois ela vai continuar subindo. É preciso atenção apenas para não gerar novas dívidas, nem ficar solicitando muitos cartões. Cada cartão que você solicite é um novo crédito no seu CPF, o que aumenta o seu risco. Você com R$ 50.000,00 de limites tem um risco razoável, mas se você tiver R$ 200.000,00 tem um risco grande.

Evite contrair dívidas para outras pessoas em seu nome

Você sabia que grande parte dos problemas com dívidas são gerados por terceiros? Muitas vezes, familiares e amigos pedem ajuda para uma situação específica, e você por solidariedade acaba ajudando, colocando o seu nome ou passando o seu cartão de crédito. Essa atitude pode lhe causar sérios problemas caso a pessoa não consiga pagar o que deve e caso você não tenha condições de honrar a dívida. Para quem pede, é uma tranquilidade, afinal, pediu na amizade e não tem nada assinado sobre a dívida. Para quem empresta, é uma porta aberta para os problemas entrarem.

Leia também:
- Acúmulo de pontos/milhas nos cartões de crédito Platinum
- Acúmulo de pontos/milhas nos cartões de crédito Visa Infinite
- Acúmulo de pontos/milhas nos cartões de crédito MasterCard Black

Meu cartão de crédito foi negado

Acredite: até mesmo quem tem score alto pode ter um cartão de crédito negado. O score é apenas uma das ferramentas que os bancos usam e eles nunca divulgam os seus critérios internos para aprovação de cartão de crédito. Se divulgassem, ficariam mais vulneráveis aos golpes - e sabemos que os brasileiros são os mais criativos do mundo para dar golpes. Na matéria abaixo, você vai poder entender melhor sobre esse assunto tão complexo.

Leia também: Cartão de crédito negado | Entenda o que pode ter acontecido

Existe cartão de crédito que não faz consulta ao SPC e Serasa?

Como falamos acima, há muitos golpes, principalmente na internet. Todas as instituições bancárias fazem consultas internas e externas para saber se irão aprovar ou não um novo cartão de crédito ou um aumento do seu limite de crédito atual. Portanto, desconfie de qualquer empresa que lhe garanta um cartão sem consulta.

Leia também: Cartão de crédito sem consulta ao SPC/Serasa | Verdade ou mentira?

Nota interna dos bancos

Você sabia que os bancos também têm uma nova para você, como cliente? Pelo seu histórico de movimentações, onde tudo é analisado, ele sabe exatamente quanto você movimenta, as contas que paga, seus limites, suas dívidas e muito mais. Os bancos têm lucros bilionários e não são à toa, pois não gostam de perder dinheiro nunca.

Conclusão

O assunto não é tão simples, e tem muitas variáveis, mas qualquer pessoa pode conseguir aumentar a sua nota de crédito. O mais importante de tudo é manter as suas finanças equilibradas, pagar as contas em dia, e evitar contrair dívidas altas. Você não precisa, e nem deve, ficar paranoico com esse assunto ou com a sua nota. Não se desespere caso não consiga o cartão de crédito desejado, pois até mesmo com uma nota alta você não tem a certeza que conseguirá a aprovação.

Boas compras!

E você, está satisfeito com o seu score de crédito? Quais atitudes usa para ter uma nota alta? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Ter Dez 03, 2019 12:05 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 38002
Score, definitivamente, não é uma ciência exata. O que importa muito é o seu score interno no banco e um bom relacionamento com o gerente.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Dez 03, 2019 4:16 pm 
Mensagens: 1251
Na verdade o score não é somente contas. Mas é calculado tudo, mas tudo mesmo da vida da pessoa. Parentesco, bairros, cidade, estado, tempo de conta bancárias etc


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Como consultar seu score de crédito gratuitamente e quais são os benefícios

em Cartões de crédito e serviços financeiros

Última mensagem Ter Dez 03, 2019 12:06 pm Ajudante Ver última mensagem

 

7

Quais os limites mínimos de crédito nos cartões de crédito Bradesco, Elo e American Express?

em Bradesco

Última mensagem Sex Ago 23, 2019 11:21 am Ajudante Ver última mensagem

 

2

O que é o CVV do cartão de crédito?

em Dúvidas gerais

Última mensagem Dom Nov 10, 2019 2:22 pm baran Ver última mensagem

 

3

Cartões de crédito com cashback

em Cartões de crédito e serviços financeiros

Última mensagem Qua Nov 20, 2019 9:48 am ZeusExtreme Ver última mensagem

 

4

Cartão de crédito BV Elo Grafite

em Votorantim

Última mensagem Seg Dez 02, 2019 5:03 pm Ajudante Ver última mensagem

 

3

 


Booking.com


Cartões de crédito e serviços financeiros

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes