
O coronavírus (Covid-19) caiu como uma bomba no mundo todo. Muito se fala sobre o vírus e as opiniões de especialistas não são unânimes. Quanto mais notícias são divulgadas, maior é o medo. Quem tem viaja marcada, para qualquer lugar do mundo, fica preocupado com a dimensão do problema, que já atingiu mais de 200 países. Não há como saber quem está com a doença e os sintomas podem demorar a aparecer. É fácil se contagiar, principalmente se você deixar de lado os hábitos de higiene. Será que é a hora de cancelar a viagem? A Organização Mundial de Saúde (OMS) já declarou a pandemia.
Leia também: Coronavírus | Devo usar máscaras de proteção nos aeroportos brasileiros?
No momento, é impossível prever o que acontecerá em duas ou três semanas. Alguns países, como Itália e Israel, o turismo já não é mais permitido - em Israel está sendo exigida uma quarentena de 14 dias para quem chega ao país. Na Itália, as companhias aéreas cancelaram os voos e várias regiões estão em quarentena - pode entrar todo o país em quarentena. Também não é recomendável viajar para a China, por razões óbvias, e várias companhias aéreas também já cancelaram as rotas temporariamente.
O que é uma pandemia?
É uma doença infecciosa que ameaça muitas pessoas de forma simultânea no mundo inteiro. Já aconteceu, em 2009, com a gripe suína. Até o momento, não há uma vacina contra o agente patogênico ou tratamento que possa prevenir a doença.
Leia também: Fui para China em época de Coronavírus | Relato de viagem para Wuhan, o foco da epidemia
Cancelo ou espero?
Dependendo do seu destino, você pode manter a viagem, mas tomar cuidados redobrados. O mundo é globalizado e o vírus se espalhou rapidamente, então pode haver pessoas doentes - sem saber - em qualquer lugar. Aglomerações devem ter evitadas ao máximo. O problema de manter a viagem é que o seu destino pode ser prejudicado, com locais fechados para visitação - algo que está acontecendo muito na Europa.
No Brasil, até o momento, tudo está normal e não há motivos para cancelar a viagem no mês de março. De abril em diante, é preciso esperar para ver o cenário. A boa notícia é que as empresas estão sendo flexíveis e permitindo cancelamentos sem multas ou remarcações para datas futuras.
É seguro viajar de cruzeiro?
No momento, não recomendamos viagens de cruzeiros, pois os gigantes dos mares podem transportar até 7 mil pessoas, e o vírus pode se propagar com mais facilidade. Além disto, os idosos são os maiores públicos dessas viagens, e são o grupo de maior risco. O ideal é adiar a data da sua viagem e as empresas estão permitindo isso sem custos.
Leia também: Fiz conexão na Itália em época de coronavírus | Relato de viagem
E o seguro viagem?
O seu seguro viagem, com a declaração de pandemia, não irá mais cobrir qualquer problema relacionado ao coronavírus. Quando a pandemia é declarada, o viajante recebe atendimento seguindo os protocolos internacionais de acordo com a OMS, ou seja, será tratado pelas regras de saúde do governo local.
Atualização: uma empresa confirmou que cobre o tratamento ao coronavírus - todas as outras não cobrem enquanto a pandemia estiver declarada.
Leia também: Quais seguros viagem cobrem o coronavírus?