10 hábitos de higiene que você deve ter em qualquer viagem, independente de pandemias

Troca de dicas em geral sobre viagem.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19216 Administrador
Sex Mar 13, 2020 4:30 pm
Imagem

Com a pandemia declarada, o principal assunto nos quatro cantos do planeta é o coronavírus. Assim como aconteceu em 2009, com o H1N1, este é um momento em que a população torna-se mais consciente com a higiene. Mas convenhamos que esta deveria ser uma preocupação constante tanto em nosso dia a dia, como em qualquer viagem. Na tentativa de implementar bons hábitos para a vida toda, e não apenas quando há uma doença séria correndo pelo mundo, listamos 10 hábitos de higiene que você deve ter independente de pandemias.

Leia também: Devo cancelar a minha viagem por causa do coronavírus?

1) Nunca andar descalço no avião

Encontrar o seu assento, se acomodar, apertar os cintos e tirar os sapatos. Este é um ritual feito por muitos viajantes. De fato, voar usando sapatos não é confortável, mas para circular na aeronave e principalmente ir ao banheiro, é essencial que você os coloque. Jamais ande descalço ou só de meias no avião. Apesar da aeronave ser higienizada, o carpete é apenas aspirado superficialmente e acumula infinitas bactérias. Se você quiser ir além na prevenção, leve o seu próprio travesseiro e cobertor para viajar.

2) Sempre lavar as mãos

Com o coronavírus, uma frase viralizou na internet: "Pessoal, eu não sei como dar essa notícia, mas... vocês deveriam estar lavando as mãos este tempo todo, não só a partir de agora". Isso resume. Mesmo que não haja uma doença tão preocupante circulando, o mundo é sujo e custa nada nos protegermos. Maçaneta, dinheiro, corrimão, transportes públicos e literalmente qualquer coisa é bombardeada com inúmeros germes diferentes o dia todo. Sempre que você tiver um banheiro à disposição, lave bem as mãos durante pelo menos 20 segundos. O álcool em gel também quebra um galho, mas nada como água e sabão.

3) Higienizar superfícies de contato

Pecar por cuidado demais é melhor do que de menos. Não se trata de ficar neurótico com limpeza, mas se você puder higienizar a mesinha do avião e os braços da poltrona, por exemplo, é uma boa via de precaução. Ao pegar o carro alugado, faça o mesmo com o volante, marcha, freio de mão e rádio. No Brasil não é tão comum, mas nos Estados Unidos é muito fácil de achar lenços umedecidos para tal higienização em qualquer farmácia.

4) Não encostar no vaso sanitário

Mulheres aprendem isso desde que são meninas: jamais sente diretamente no vaso sanitário de banheiros públicos, mesmo que eles pareçam limpos a olho nu. Você pode optar por forrar o assento com papel higiênico ou fazer as necessidades agachado, sem o toque. A região genital é altamente sensível e pode absorver bactérias facilmente.

5) Higienizar aparelhos eletrônicos

Você chega da rua e capricha na água e sabão para logo depois usar o celular, que permanece infectado. Os mesmos lenços umedecidos sugeridos para limpar superfícies de contato podem ser usados no celular, tablet, laptop, câmera fotográfica e outros aparelhos eletrônicos.

Leia também: 5 ferramentas do Google para usar durante viagens

6) Não deitar na cama com roupas usadas na rua

Após bater muita perna no destino dos seus sonhos, você chega ao hotel e só quer descansar na convidativa cama. Mas não se antecipe e se jogue na cama com as roupas que você usou na rua durante o dia todo. A maioria absoluta dos quartos possui ao menos uma poltrona, cadeira ou até sofá para você se acomodar ao invés da cama. Antes de descansar, tome um bom banho e coloque o pijama.

7) Lavar as luvas e cachecóis

Não precisamos dizer que você deve lavar as suas roupas, mas muitas pessoas esquecem que acessórios também precisam de um banho. Principalmente os de inverno, como luvas e cachecóis, usados pontualmente em viagens. Mas assim como você deve lavar bem as mãos, as luvas também merecem atenção especial. Já o cachecol fica em contato muito próximo com o rosto, então também precisa ser bem lavado.

8) Verificar a procedência de águas não minerais

"Me vê uma água da casa, por favor?". Dependendo do destino, é melhor pagar pela água mineral. Em alguns países, como os europeus e especialmente Barbados - que tem a melhor água do mundo saindo da torneira - beber a água da bica é normal. Mas em todos os outros, existe uma dúvida em relação à procedência da água da casa servida. A sua saúde vale muito mais do que uma garrafa de água mineral.

Leia também: Beba a água da torneira em Barbados

9) Evitar tocar no rosto

O rosto é o local com a maior concentração de mucosas que absorvem germes. Podemos não perceber, mas colocamos as mãos no rosto o tempo todo, permitindo que vírus e bactérias entrem em contato com nossos olhos, nariz e boca. Mesmo que você não fique doente, nunca é higiênico e você está ingerindo sujeira sem saber. É uma questão de hábito. Em qualquer lugar do mundo, se policie para evitar tocar no seu rosto e no dos outros.

10) Proteger a tosse ou espirro com o antebraço

Cada gota expelida por um espirro ou tosse carrega consigo um mar de bactérias e vírus. Proteger o espirro e a tosse com o antebraço é a melhor forma de prevenir que os germes se espalhem com um maior alcance. Este é outro costume que deve ser estabelecido de forma definitiva na população.

Leia também: 20 aplicativos que todo viajante precisa baixar

Boa viagem!

E você, que medidas faz para garantir a higiene em viagens? O que recomenda? Tem dicas? Conte para nós nos comentários!

:: Quer saber mais sobre a situação atual do coronavírus pelo mundo? Acompanhe em tempo real em nosso grupo de whatsapp, acesse: https://fdv.im/GruposWhatsApp" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
Quer aprender mais sobre cartões de crédito, milhas aéreas e viagens? Vamos abrir uma nova turma para mentoria no WhatsApp: https://fdv.im/VoceVIP
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41156
Sex Mar 13, 2020 8:38 pm
Excelente! Se a gente pensar bem, deixa a desejar na higiene muitas vezes.
Quer aprender mais sobre cartões de crédito, milhas aéreas e viagens? Vamos abrir uma nova turma para mentoria no WhatsApp: https://fdv.im/VoceVIP
Adriana Mensagens: 2154
Seg Mar 16, 2020 10:42 am
Com certeza hábitos para se ter sempre, em casa ou em viagem.
SilvaBR Mensagens: 363
Seg Mar 16, 2020 12:31 pm
Dois trechos de latam ontem, primeiro pedi pra comissário limpar o assento todo sujo de comida, segundo trecho o assento havia uma garrafa d’água usada. Penso que as limpezas normais não passaram por lá nem mesmo algum cuidado maior frente a pandemia. Ambos trechos desembarque na remota e ninguém para orientar alguma quantidade de pessoas aceitável no ônibus ( precisaria pois as pessoas não tem bom senso, são egoistas) ou seja apertamento normal dos dias sem pandemia. Latam sendo latam. Pessoas sendo pessoas. Suspendendo viagens por enquanto.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41156
Seg Mar 16, 2020 1:09 pm
Que absurdo, @SilvaBR. Nesse momento, deveriam priorizar a limpeza das aeronaves mais do que nunca.
Quer aprender mais sobre cartões de crédito, milhas aéreas e viagens? Vamos abrir uma nova turma para mentoria no WhatsApp: https://fdv.im/VoceVIP
SilvaBR Mensagens: 363
Seg Mar 16, 2020 1:23 pm
Fato @gabrieldias ! Em dias comuns eu já evitava a bandeja mas pelo q presenciei o cumprimento do horário é mais importante que a limpeza mesmo nestes dias de alerta global. Não estou usando máscara por entender q não se aplica e até vi várias pessoas usando máscaras fininhas sem qualquer filtro e uma viajante com a máscara no queixo( não cobria a boca). Numa pousada q passei algumas horas pois o voo chegou tarde no destino, me falaram de um grupo de estrangeiros vizinhos que montou máscara usando guardanapos!!!! Não há limites, mas a empresa sequer fazer a limpeza básica .....



Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio