A Casa do Porco: menu degustação cheio de cores e sabores em São Paulo

Guias e troca de informações sobre destinos do estado de São Paulo.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19490 Administrador
Ter Set 14, 2021 10:04 am
Imagem

A Casa do Porco é um açougue-bar em São Paulo onde a carne de porco é a estrela. Comandado pelo chef Jefferson Rueda, o restaurante foi eleito o melhor restaurante do Brasil segundo o The World’s 50 Best e é considerado o 8º melhor restaurante da América Latina.

Os insumos do restaurante são do Sítio Rueda, que fica em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo. O resultado são produtos de qualidade. O sítio familiar foi adquirido pelo chef Jefferson Rueda em 2020, em um momento em que se recolheu para plantar e criar. Assim, o chef participa de todo o processo, desde a mão na terra, plantação, colheita e cozimento dos alimentos.

O cardápio é coassinado pela chef-pâtissière Priscilla Mei, que passou por uma experiência guiada por Jefferson no interior. Assim, além da influência do sítio no cardápio principal, as sobremesas também são influenciadas pelo Sítio Rueda. A harmonização não fica de fora. Os vermutes e licores são produzidos por Janaína Rueda no Sítio.

No restaurante é possível optar por pratos à la carte ou menu degustação por R$ 165,00. O menu degustação também possui versão vegetariana pelo mesmo valor. Para harmonização, o valor de ambos sobe para R$ 330,00.

O menu degustação de porco passa por constantes reformulações, mas alguns clássicos continuam, como o sushi de papada e o torresmo de pancetta com goiabada. No caso do prato principal, o Porco San Zé, agora os acompanhamentos são o que a natureza oferece na estação.

Imagem

Imagem

Nossa experiência

O ambiente é bem confortável, com mesas internas e externas. Nós sentamos na "mesa do chef" e a visão da cozinha com um porco inteiro aberto sendo assado em uma grelha é bem interessante. O restaurante preza pela valorização da carne, ou seja, eles aproveitam todas as partes possíveis do animal, evitando ao máximo o desperdício.

Imagem

Nós experimentamos o menu degustação “Da Roça para o Centro”. O menu é dividido em cinco seções: criar, plantar, colher, cozinhar e adoçar.

Começando pelo criar que é o “fazer existir; dar origem a partir do nada”, essa etapa possui somente um prato que é curados da horta com caldo de presunto cru.

Indo para a etapa seguinte, que é o plantar, “semear e afagar a terra”, é o momento de deliciar-se com 5 pratos excepcionais. Primeiro tartar de porco, tutano e cogumelo. Depois maçã verde, maionese caipira e crocante. Em terceiro lugar codeguim, berinjela e manjericão. Por quarto o famoso sushi de papada, tucupi negro, nori e ameixa em conserva. Por último o clássico torresmo de pancetta, goiabada e picles de cebola roxa.

A etapa do meio, colher: “os presentes da terra”, é composta por três fases. Couve e flores e consome de pé de porco, milanesa de porco e molho cítrico e, por último, capeletti de porco assado, caldo de cabeça de porco e queijo Pedra Branca.

A cozinhar: “transformar o alimento através de um ato de amor” é representada pelo Porco San Zé, criação do restaurante. É um porco caipira assado de 6 a 8 horas com linguiça caipira e itens da horta do Sítio Rueda.

A última etapa é a adoçar: “ser feliz” e é composta por frutas da horta, mel de cacau e sorbet de limão, além de algum prato com pamonha.

Veja as fotos e repare no cuidado da apresentação:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Redes Sociais

Você pode acompanhar o restaurante pelo Instagram e pelo Facebook.

Localização e funcionamento

A Casa do Porco fica localizada na Rua Araújo 124, República - São Paulo (SP).

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 17h e das 18h às 22h; domingo, das 12h às 17h.

É recomendável realizar reserva, pois a procura é muito grande e o tempo de espera também, principalmente aos finais de semana.

Vale a pena ir ao A Casa do Porco?

A experiência foi sensacional e surpreendeu em todos os sentidos. Recomendamos o menu degustação, que tem um preço bem honesto e é sensacional, mas vá com tempo de degustar tudo com calma para sentir de fato o prazer de cada prato. Você vai explorar ao máximo todos os sabores.

Bom apetite!

E você, já experimentou A Casa do Porco? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8869
Qua Set 15, 2021 2:27 am
So digo que o lardo eh para ser comido de joelhos
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41566
Qua Set 15, 2021 10:31 am
Experiência realmente sensacional. Achei o preço ótimo por tudo que é oferecido. Recomendo muito!
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Avatar do usuário
CarolinaMattos Mensagens: 22
Qua Set 15, 2021 2:39 pm
Já fui e achei incrível. O menu degustação vale muito a pena.



Booking.com

Voltar para “São Paulo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio