Sou Brasileiro nato e tenho tambem passaporte europeu (tenho direito a uma segunda nacionalidade pela minha esposa, talvez inicie o processo do segundo este ano). Realmente o Brasil esta em alta, mas o mundo gira, até mesmo os filhos do nosso excelentíssimo ex-presidente tiraram os passaportes italianos que tinham (???) direito.
Brincadeiras a parte. Se cabe no seu bolso o orcamento (que é caro), fazer não é uma ideia ruim, principalmente pelo fato de muitos dos paises permitirem a transferencia da nacionalildade aos nossos filhos (direito de sangue), enquando nos paises do novo mundo é cidadao quem nasse em sua terra (direito de terra).
É verdade que alguem que tenha um passaporte de qualquer pais, mas cheio de carimbos, as autoridades verão que esta pessoa viaja com frequencia e farão "menos perguntas".
Mas agora que tenho 2 passaportes, tenho algumas vantagens. Quando fui para Russia, com o Brasileiro eu nao precisaria de visto mas com o europeu sim. Quando vou a Europa (inclusive algumas ilhas no Caribe) vou pelas filas expressas (se vc ja chegou a Lisboa em voos vindo do Brasil deve saber que isto vai dar as vezes umas boas 2 horas extras, principalmente se tiver voo de Angola chegando no mesmo horario). Poderia tambem utilizar o passaporte europeu em alguns paises como Canada, Japao, Belize, entre outros.
Se a nacionalidade é o seu direito e o processo cabe no seu bolso - as vezes pode ser relativamente caro - nao vejo motivos de nao obte-la. O unico porem hoje em dia é que tenho que andar com 3 passaportes (1 Europeu e 2 Brasileiros pelos vistos que estao nele), tirando isto, tenho apenas ganhado agora muito tempo nos processos de migracao.