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Programas de Fidelidade
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 Título: Re: Programa de Fidelidade Tudo Azul
Mensagem não lidaEnviado: Qui Mar 30, 2017 4:47 pm 
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Mensagens: 11477
Fábio...
Sinceramente eu não li a Resolução do ANAC...nem a antiga onde era proibida a cobrança, nem a nova onde liberaram a cobrança de despacho de malas..
Várias pessoas que leram a nova resolução da ANAC informaram que ela não alterou nada em relação à taxa de combustível...
Mas.. eu acho que mesmo que ANAC tivesse liberado a cobrança... eu penso que, à luz dos princípios do direito do consumidor, a empresa não pode mudar uma regra estabelecida com o consumidor..
Veja bem: quando as pessoas enviaram pontos do cartão de crédito para o TudoAzul, não existia a previsão da cobrança de taxa de combustível...
Ainda que ANAC autorizasse, o TudoAzul não pode cobrar... porque se tinha intenção de cobrar, deveria informar que iria fazê-lo tão logo fosse liberada a cobrança...
Programa de fidelidade é meio parecido com consórcio: vc vai depositando milhas (= pagar a prestação do consórcio) e um dia vc emite a passagem (no consórcio, vc retira o bem...).
Imagina se depois de vc pagar metade do seu consórcio a administradora te comunica que vai cobrar uma taxa de risco do presidente da república ser impedido porque o BC liberou essa cobrança...
Isto desequilibra uma relação previamente estabelecida...
Ou seja, ninguém (claro, menos o TudoAzul) ia adivinhar que o TudoAzul ia cobrar taxa de combustível... certamente se já soubessem, não iriam transferir ponto algum para lá..
Então, o correto, se o TudoAzul quer respeitar o consumidor, é informar que, o saldo existente em milhas até hoje, com este saldo vc pode emitir passagens sem a cobrança de taxa de combustível...
Bem, eu penso assim... e imagino que qq pessoa que ingressar em juízo com estas alegações e outras, leva fácil uma indenização..
As empresas não devem se valer do argumento que está autorizado pela ANAC a cobrança... isto é irrelevante.... até porque quem controla a ANAC são as cias. aéreas.. o passageiro, este não tem seu direito respeitado pela agência...
Se a empresa tem um mínimo de idoneidade e respeito ao seu consumidor, não pode de maneira alguma querer cobrar taxa de combustível...
Ou até pode, desde que ela permita que o consumidor possa solicitar os estorno de todos os pontos de volta para o cartão.
O que o TudoAzul está fazendo é mudar a regra do jogo na hora do intervalo...



 Título: Re: Programa de Fidelidade Tudo Azul
Mensagem não lidaEnviado: Qui Mar 30, 2017 5:03 pm 
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Mensagens: 8761Rio de Janeiro- RJ
Zardox, dah uma lida no artigo 4. Nao vejo como YQ se enquadre ali.

http://www.anac.gov.br/assuntos/legisla ... 6-0400.pdf

A Tap cobrou isso por anos, depois que se cansou de perder no JEC, inclusive para mim, suspendeu a cobranca.

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http://fdv.im/FabioMacedo


 Título: Re: Programa de Fidelidade Tudo Azul
Mensagem não lidaEnviado: Qui Mar 30, 2017 5:20 pm 
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Mensagens: 11477
Fábio..
Numa rápida lida, realmente não se encaixa taxa de combustível...
No fim de semana vou ler a resolução com mais calma..
Mas.. AINDA que houvesse previsão legal, minha opinião é a seguinte:
- quem compra passagem cash, depois que houvesse previsão legal (o que parece que não tem) para cobrança da taxa de combustível, está OK a cobrança, porque no ato da compra você está ciente que vai pagar a taxa;
- quem envia pontos do cartão e neste momento NÃO TEM informação que um dia será/poderá ser cobrada taxa de combustível, neste caso, mesmo com previsão legal, acho que a cobrança configura, em tese, crime contra as relações de consumo, por diversos princípios, principalmente da boa fé contratual...porque o sistema de programa de fidelidade funciona na base de acumulação de milhas, para posterior uso:
- primeiro você precisa acumular as milhas necessárias;
- segundo, você precisa dar a sorte de achar a disponibilidade de passagens no período +- previsto...
E o nome do programa já diz tudo: programa de FIDELIDADE....
Fidelidade pressupõe ser fiel, honesto, ter compromisso, boa-fé...
Tudo bem que não é para "casar" com o TudoAzul, mas por outro lado ele não pode querer "f****" o associado...


 Título: Re: Programa de Fidelidade Tudo Azul
Mensagem não lidaEnviado: Qui Mar 30, 2017 5:24 pm 
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Mensagens: 8761Rio de Janeiro- RJ
SE a cobranca fosse permitda, entendo que a cia deveria criar uma subconta para pontos transferidos apos a vigencia da mesma. E blhetes emitidos com pontos conseguidos anteriormente a legalidade da cobranca deveriam ser isentos

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http://fdv.im/FabioMacedo


 Título: Re: Programa de Fidelidade Tudo Azul
Mensagem não lidaEnviado: Qui Mar 30, 2017 5:33 pm 
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Mensagens: 11477
Fabio... seria sim um caminho... mas não se esqueça que, como o programa é cumulativo, vamos supor que eu tenha 300.000 milhas e esteja acumulando para completar, digamos 400.000 milhas... para emitir 5 x 80.000 milhas, que é o caso da minha família.. somos 5...
Então, eu tenho na data do comunicado do programa, milhas para emitir passagens para 3,75 pessoas...vamos dizer que nos próximos 2 meses, eu junto as 400.000 milhas...
Aí, quando vou emitir as passagens, o sistema vai me cobrar taxa de combustível de 2 passagens, mesmo sendo no mesmo bilhete 5 pessoas...
Enfim... é uma solução... é menos danosa, mas tem este detalhe..
O bom mesmo seria o TudoAzul permitir que as pessoas pedissem o estorno das milhas para o cartão de crédito...
Mas.. tem que estornar incluindo os bônus que ganharam na hora que transferiram para o TudoAzul, porque, vc não sabe se, quando jogar do cartão de crédito para outro programa, se vai ter bônus tb...
Na boa...
Eles não vão fazer nada disso.. vão colocar a taxa, até que alguém denuncie no MP, e algum juiz dê uma liminar mandando suspender...
Nós, consumidores, devemos divulgar este comportamento inidôneo...
Há muito tempo eu digo que o TudoAzul não é confiável... aí está mais uma prova...


 Título: Re: Programa de Fidelidade Tudo Azul
Mensagem não lidaEnviado: Sex Set 01, 2017 10:22 pm 
Mensagens: 14249
Novidade no TudoAzul: você poderá transferir pontos entre contas sem nenhum custo viewtopic.php?f=313&t=15068

_________________
Confira também as últimas matérias publicadas no FDV: https://fdv.im/novidades


 Título: Re: Programa de Fidelidade Tudo Azul
Mensagem não lidaEnviado: Sex Jul 13, 2018 3:23 pm 
Mensagens: 39
Olá pessoal.
Se eu voar pela Aigle Azur e pela TAP consigo acumular as milhas desses voos no TudoAzul, certo?
Os pontos serão creditados automaticamente ou após a viagem eu faço essa solicitação?


 Título: Re: Programa de Fidelidade Tudo Azul
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Jul 14, 2018 2:19 pm 
Mensagens: 2619
Tem de colocar o número do programa parceiro no momento da compra da passagem ou, no mais tardar, inserir/conferir no checkin.

O crédito é automático, mas é bom acompanhar o extrato, porque às vezes não entra.

EDit. tem de conferir se essas parceiras da Azul permitem o acumulo de pontos na outra cia.


 Título: Re: Programa de Fidelidade Tudo Azul
Mensagem não lidaEnviado: Qui Jan 03, 2019 10:30 am 
Mensagens: 409São Paulo, SP
Pessoal, sobre o limite de emitir 20 passagens para CPF distintos a cada 12 meses.
Alguém sabe se o que conta são os últimos 12 meses mesmo, ou se é do ano (janeiro a dezembro)?

Porque a dúvida: eu emiti 9 passagens em dezembro/18 (não tinha emitido nenhuma ao longo do ano). Em janeiro/19 eu emiti, até agora, mais 6 passagens, totalizando 15 passagens.

Minha dúvida é se com a virada do ano, o saldo zerou e eu posso emitir mais 14 passagens (20 - 6 emitidas esse ano), ou se estou limitado apenas a 5 passagens mesmo (20 - 15 emitidas em dezembro/18 e janeiro/19).


 Título: Re: Programa de Fidelidade Tudo Azul
Mensagem não lidaEnviado: Qui Jan 03, 2019 10:54 am 
Mensagens: 409São Paulo, SP
Liguei lá para saber e, pasmem, a mulher sequer sabia que do limite de 20 passagens. Tive que apontar para ela em qual parte do regulamento constava isso.

Aí ela fingiu saber do que estava falando, e disse que o que vale é o período de Janeiro a Dezembro.
A informação é a que eu queria receber, mas será que dá mesmo para confiar? A atendente não passou muita confiança. :/

---

Fora isso, minha categoria do programa tinha reduzido com a virada do ano. Aproveitei e reclamei disso e ela corrigiu na hora. Disse que teve uma falha no sistema da Azul na virada do ano e vários clientes tiveram sua categoria rebaixada indevidamente. Acho que convém os colegas do fórum darem uma olhada.


 
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